Finalistas em Naming no Prêmio Bornancini de Design

Durante a mais recente edição do Prêmio Bornancini de Design, uma premiação bienal que reconhece e valoriza a excelência no design realizado no Brasil, o Hall Brand Studio foi nomeado finalista na categoria Naming com o projeto Maquinalista.

Clique aqui para acessar o projeto.

Sobre o projeto

Maquinalista é um listing online de compra e venda de máquinas pesadas, como tratores, escavadeiras e similares. Na plataforma, o público anuncia seu produto e negocia livremente com interessados, sem a necessidade de intermediários. Neste projeto, atuamos ao lado do cliente desde a concepção do negócio, passando por entregas de Naming, Identidade Visual e Motion Design.



Desafio

Em 2024, a Elebbre, uma das maiores e mais inovadoras plataformas de comercialização de maquinário pesado, presente em grande parte da América Latina, nos procurou para desenvolver um novo projeto no mesmo segmento.

A análise do mercado permitiu perceber que a negociação de máquinas pesadas, quando feita diretamente pelos proprietários, é extremamente informal e descentralizada: apesar de movimentar muito dinheiro, as soluções existentes não exploram novas oportunidades e não investem na melhoria das condições em que ocorrem a compra e venda das máquinas. Essa oportunidade deu origem a nova plataforma de listing de máquinas pesadas da Elebbre, cujo objetivo era trazer centralidade e maior segurança às negociações de máquinas pesadas em toda a América Latina, iniciando pelo mercado brasileiro.



Como criamos o nome Maquinalista

Após diversas alternativas, o nome Maquinalista foi capaz de reunir as características necessárias para resolver o desafio. A máquina forma o radical do nome e para fazer referência ao modelo de listing, utilizamos a palavra “Lista”, cujo significado em português é uma tradução direta do termo em inglês e uma referência histórica às listas de classificado presentes no passado desse mercado. O termo ganha ainda mais relevância em espanhol, visto que além da conexão com o modelo de negócios, “lista” faz menção a disponibilidade imediata dos produtos ou até mesmo a uma característica de personalidade: uma máquina lista, inteligente.

A estrutura do nome nos permite a associação positiva com a profissão do Maquinista, aquele que conduz uma máquina. A proximidade entre os termos maquinista e Maquinalista forma um jogo semântico que garante o toque de criatividade necessário para tornar o nome distinto.


Conheça o projeto na íntegra



Quem foi José Carlos Bornancini?

José Carlos M. Bornancini (1923–2008) foi um dos pioneiros do design no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Formado em arquitetura pela UFRGS, ele começou a atuar como designer gráfico e industrial em um tempo em que o design ainda não era reconhecido como uma profissão autônoma no país. Atuou em áreas como design gráfico, design de produto, mobiliário e sinalização, vendo o design como uma prática voltada para as pessoas, com forte senso de funcionalidade e cuidado estético. Foi também professor e mentor de várias gerações de designers, com papel crucial na formação da cultura do design no sul do Brasil


O Prêmio Bornancini de Design é mais do que uma premiação — é um manifesto contínuo em favor de um design brasileiro forte, sensível e comprometido com a sociedade. Ele liga passado e presente, tradição e inovação, honra e futuro.

Anterior
Anterior

Branding - Resultados de longo prazo desde o primeiro dia

Próximo
Próximo

Saudade do Futuro